sábado, 31 de agosto de 2013

UMA HOMENAGEM PARA CARLOS REICHENBACH

ALÉM DAS MERECIDAS HOMENAGENS QUE PRECISAM OU DEVEM OCORRER JAIRO FERREIRA E DENOY DE OLIVEIRA (DIRETORES DE CINEMA, JORNALISTAS, MUSICOS ETC.) QUE FALECERAM RESPECTIVAMENTE EM 2003 E 1998 E QUE APRENDI MUITO COM ELES. IGUALMENTE COM O TB. SAUDOSO CARLOS REICHENBACH QUE MORREU EM 2012. BEM, NO HALL DO CINESESC ESTÁ OCORRENDO UMA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM A ESSE GRANDE CINEASTA DO CINEMA PÁTRIO. LIVRE - GRÁTIS - TODOS OS DIAS DAS 14 H ÀS 21:30H. - RUA AUGUSTA, 2075 - SÃO PAULO - FONE: 3087-0500. É IMPERDÍVEL, MESMO!!!

Blu Ray, Cinema 3 D, E-Book...?

AFINAL QUEM ANDA consumindo todas estas tecnologias (Blu Ray, Cinema 3 d, E-Book...) de pelo 2003 para cá pelo menos? Daqui quanto tempo estarão de fato "popular"? Lembro novamente que como o blog é de junho/2013 vale (re) ler posts anteriores. Pode Ser?

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

REVISTA CINECLUBE BRASIL

SAIBA TUDO sobre audiovisual, cinema e cineclubismo brasileiro e mundial lendo a revista Cineclube Brasil. Que inclusive conta com meu perfil de parceiro e colaborador... Acesse: http://www.cineclubebrasil.com.br/

Vamos ao Festival!?!

VAMOS APROVEITAR o que a de melhor no curta metragem mundial está em SP até sábado. É que está acontecendo o imperdível 24º Fest. Internacional de Curtas Metragens de SP. E é sempre bom relembrar: o cinema nasceu com um curta, em 28 de dezembro de 1898. Então curta-se! conf. a prog. em www. kinoforum.org.br.

domingo, 25 de agosto de 2013

"FLORES RARAS"

PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO do porque de todo o meu interesse por “Flores Raras” de Bruno Barreto que está em cartaz, remonto a 2012 quando assisti duas vezes o monologo “Um Porto Para Elizabeth Bishop” com Regina Braga e de autoria da jornalista Marta Goes em São Paulo. Um espetáculo belíssimo! Que genialmente convida o espectador a um mergulho artístico, político e cultural a partir das relações entre a poetisa americana Elizabeth Bishop e a arquiteta Lota Macedo Soares no Rio de Janeiro na década de 1950 em diante. Mesmo para quem não está habituado a assistir monólogos ou simplesmente ir ao teatro a peça com certeza deixou no ar um gostinho de quero mais: ou seja, conhecer melhor Bishop, Macedo Soares, e claro ver o filme! Como não sabemos quando a peça voltará em cartaz (de preferência com Regina Braga...), vale então como introdução ler o roteiro ou ainda ler o livro “Flores Raras e Banalissimas” de Carmem Lúcia de Oliveira que baseia o trabalho de Bruno Barreto. Que assisti e mesmo sendo um cinéfilo fico desta vez com o teatro. Pois mesmo tendo duração de 50 minutos é infinitamente superior aos 118 minutos do filme - com todo respeito ao Barreto. Glória Pires, Miranda Otto e Tracy Middendorf estão bem, mas o frenesi em que estão colocadas não faz jus a toda importância do enredo já conhecido, inclusive as cenas “mais quentes” parecem que foram aquecidas com forno a lenha! Pois afinal o filme poderia ser indicado a maiores de 18 anos (é indicado para maiores de 12), e ai sim manter a sintonia do debate que as personagens em questão exigem; quer dizer: a que todas a temáticas sugerem ou se propõem:a visão de uma intelectual estrangeira em solo pátrio por mais de uma década (sobretudo no período do Golpe militar de 64) sobre o país, o lesbianismo naquela época, etc. De toda forma vale conferir: mesmo que nós osasquenses sejamos uma vez mais obrigados a se deslocar a São Paulo. Ou aguardar o lançamento do filme em outra janela: DVD, Blu Ray, TV Paga; e por fim perder um dos debates do momento.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

"Acredite se quiser..."

COMO TANTAS outras informações e revelações que precisam ser aqui anotadas (tudo bem, estou atento a posts anteriores...), é muito relevante tornar publico que quando estudei produção e direção na prestigiosa escola de cinema e audiovisual Fátima Toledo em São Paulo nos anos 1990, tive a honra de ter um breve contato com Waldemar Lima (Aracaju/SE 1934 - São Paulo/SP 2012). Era fotógrafo. E foi simplesmente o diretor de fotografia de "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), de Glauber Rocha, clássico do cinema novo. Entre outras obras importantíssimas do nosso cinema. Salvo engano, um de seus últimos trabalhos foi dirigir a fotografia de "Provocações" do Abu na TV Cultura. Bem, na verdade foi mais uma benção que pedi a ele; sim benção! como hei de fazer ainda à algum familiar legitimo de Humberto Mauro...

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

VAMOS AO CINEMA!

SEXTA AGORA,dia 16/08 estreia nos cinemas o aguardado (ao menos para mim...) "Flores Raras" dirigido por Bruno Barreto, com Glória Pires e "grande elenco". Vamos assistir, comentar e debatê-lo?

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Meu Ultimo Suspiro

TUDO BEM obrigado por uma ou outra visitinha aqui. Quer dizer: espero que sejam daqui p/ frente visitonas! Inclusive conferindo posts anteriores. Fiquem sabendo que em 2013 tb. devemos, de-ve-mos rememorar os trinta anos da morte de Luis Buñuel, diretor espanhol; um dos maiores da história do cinema! Saiba mais, pesquise, veja seus filmes, leia uma de suas biografias (com eu li...) "Meu Último Suspiro" (terceira edição/Nova Fronteira).PARTICIPE!!! ESPERO FAZER UM OUTRO POST NO CAPRICHO A SEGUIR...

domingo, 4 de agosto de 2013

SEGUINDO...

É EVIDENTE que para compreender melhor este Blog é aconselhável dar alguma (ou toda!) pesquisada em posts anteriores, principalmente porque ainda são poucos (ele existe desde junho) e praticamente não passam de 10 ou quinze linhas. Claro, falta dar mais vida igualmente com fotos, videos etc. bem, nesta altura tenho que ao menos cuidar mais do português e manter coerência. Neste sentido afirmo que quanto ao post anterior, Comer, Rezar, Amar não é chamativo só pelo título (...), mas tb. pela trilha que dialoga com nossa MPB. Espero noutra ocasião falar mais desde filme - quer dizer: de acordo com sua repercussão. Combinado? E Viva Julia Roberts!