terça-feira, 19 de janeiro de 2016

NÃO PERCA!

POR OCASIÃO DA EXIBIÇÃO de um documentário sobre uma das maiores atrizes do cinema, Ingrid Bergman, "Eu sou Ingrid Bergman" (Jag är Ingrid) dirigido por Stig Björkman (Suécia, 1h 54m, 2015). "Um filme intimista sobre a vida de uma das mais premiadas atrizes da história do cinema, três vezes vencedora e oito vezes indicada ao Oscar. (Wikipédia)"; Salvo engano em São Paulo apenas no Espaço Itaú de Cinema Augusta às 15h50. Nós todos temos a obrigação de assistir! Sim, pois além de belíssima mulher, foi também uma das esposas de um grande mestre do cinema, Roberto Rossellini; e muito mais. Penso então ser novamente importante republicar o texto abaixo que fiz em 2007. Mesmo longo  e mal diagramado vale uma conferida; assim serve como um aperitivo para o filme...  "Trinta Anos Sem Roberto Rossellini" “Evidentemente, só fui entender muito mais tarde o que significava o Neo-realismo italiano, que era, na verdade, um alargamento das possibilidades do discurso cinematográfico. No momento em que Rossellini tira a câmera do estúdio e mostra a vida na rua, ele redefine não somente uma estética cinematográfica, mas também uma ética cinematográfica.” Walter Lima Junior – Cineasta. Foi a partir da reportagem “Texto inédito de Rossellini previa conflito entre Ocidente e Islã”, publicada no site do “Jornal do Brasil” em 20/04/07 (que segue em anexo), que despertei para para a urgência de refletir sobre a importância do legado deixado pelo cineasta italiano Roberto Rossellini. Que nasceu em Roma em 8/5/1906 e que justamente em 3 de junho próximo completará trinta anos de sua morte também em Roma. A reportagem para quem ainda não o conhece é uma descoberta incrível, já para os iniciados (ou cinéfilos de carteirinha) é um excelente aperitivo. É que escrever em 1976 sobre as relações Ocidente e Islã com o devido respeito, ensinando-nos à compreensão e tolerância mútua, e principalmente colocá-la em prática, é algo muito importante. Ele profetizou por assim dizer o 11 de setembro de 2001! E mais, ao longo de sua trajetória foi e será uma obrigatória e verdadeira referência não só para os interessados por cinema ou cultura, mas para todos aqueles que almejam um mundo ético, digno e solidário. Palavras muitíssimo caras nos dias atuais. Segundo o jornalista Luiz Zanin Oricchio do “O Estado de S. Paulo” caderno “Cultura/Caderno 2” de 2/11/2003, pág. D-1, “... Mais de uma vez, em entrevistas (inclusive na mais célebre de todas, dada a Eric Rohmer e a François Truffaut, para a Cahiers du Cinema, afirmou que desconhecia o significado exato do termo neo-realismo. Dizia até mesmo que não era cineasta, apenas um homem que se sentia em dever moral diante dos seus semelhantes e procurava meios expressivos adequados para cumprir com sua obrigação. Cinema ou TV, ou os dois juntos, tudo dava na mesma...”. É importante (re) lembrar que ele é considerado o “pai do Neo-Realismo italiano”, e por extensão do cinema moderno. Jean-Luc Godard e François Truffaut foram super influenciados por Rossellini , surgindo a Nouvelle Vague francesa. Certa ocasião Glauber Rocha também admitiu que o Cinema Novo brasileiro era devedor dele. Rossellini começou a interessar-se por cinema por volta do 30 anos, como montador, roteirista e realizador de curtas-metragens. Sua estréia nos longas foi em 1941 com O Navio-hospital. Pode-se afirmar que sua trajetória artística decolou de vez a partir da chamada “trilogia da guerra”: Roma – Cidade Aberta (1945), Paisá (1946) e Alemanha Ano Zero (1948). Na qual ele praticamente documentou a 2ª Guerra Mundial na Europa, ainda que fossem ficcionais. Já com Stromboli (1950), Europa 51 (1952) e Viagem à Itália (1953), estamos diante da “trilogia da solidão”. Nos três a atriz Ingrid Bergman (Estocolmo, 29/08/1915 – Londres, 29/08/1982) de Casablanca (entre muitos outros), está magistral. E que teve um polêmico casamento com Rossellini; nascendo daí Roberto e as gêmeas Isotta Ingrid e a atriz Isabella Rossellini. Não se deve esquecer também, que Anna Magnani (1908-1973) imortalizou sua carreira no papel de Pina em Roma – Cidade Aberta. E, igualmente anotar, que Federico Fellini (1920-1994) antes de realizar obras como A Doce Vida (1960) e 8/12 (1963), foi um dos principais colaboradores de Rossellini. Deixo aqui esta pequena recordação de Roberto Rossellini. Na certeza que ela motivará outros tantos interesses e necessidades. Estão disponíveis para locação em DVD: Roma – Cidade Aberta (1945), Paisá (1946), Alemanha, Ano Zero (1948), Stromboli (1949), Francisco, Arauto de Deus (1950), Viagem à Itália (1954), Nós as Mulheres (1953), De Crápula à Herói (1959) e Santo Agostinho (1972). Rui de Souza – 25/04/2007. "Texto inédito de Rossellini previa conflito entre ocidente e Islã"
 Agência ANSA ROMA – A perspicácia do pensamento e da obra de Roberto Rossellini encontra uma nova comprovação com a publicação de “Islam”, texto inédito de um projeto televisivo que o diretor escreveu em 1976 e acabou por não ser filmado. O manuscrito, dividido em setenta pastas, foi reencontrado por Renzo Rossellini, filho e colaborador muito próximo de Roberto. A ele também se deve a organização do curto livro publicado na Itália pela editora Donzelli (163 páginas, 13,50 euros) que contém a filmografia completa do diretor, com fichas exaustivas sobre cada obra. “Islam” se insere no projeto de filmes televisivos histórico-didáticos sobre a história da humanidade, uma espécie de enciclopédia imagética que produziu também obras-primas singulares, como “La Presa del Potere di Luigi XIV” e Il Messia”. Para Rossellini (1906-1977), que já desde a segunda metade dos anos 1960 tinha rompido com indústria cinematográfica, a divulgação televisiva representava o futuro do cinema e – de um ponto de vista pessoal – um novo campo a ser explorado. No texto inédito, surpreende o modo original de enfrentar a questão do istã, com reflexões que hoje parecem ter extrema atualidade. Dizem as primeiríssimas linhas: “Agora que o mundo está ainda mais dilacerado por novas incompreensões e por acontecimentos inusitados, torna-se urgente fazer alguma coisa. Uma nova fratura muito profunda foi criada entre o mundo ocidental, orgulhoso de seu suposto pragmatismo, e o mundo muçulmano, que, finalmente despertado, tem a coragem de se recobrar”. Muitos anos antes do fatídico 11 de setembro de 2001, Rossellini parece intuir o perigo de um choque de civilizações e postula necessidade de conhecer as riquíssimas raízes da cultura árabe e da relação profunda que essas raízes têm com o Ocidente. Um raciocínio cristalino, que revela não apenas a erudição e a postura de pesquisador, mas também a incrível capacidade de intuição do mestre. “Qualquer coisa poderá acontecer”, diz a obra. Mas para nos odiarmos bem ou nos destruirmos bem, deveremos em todo caso conhecer-nos bem. O texto foi escrito à mão, como todos os outros do mesmo gênero, em blocos pautados amarelos, que Rossellini usava sempre para o seu trabalho. Comumente, depois de ter escrito ele fotocopiava as páginas e as dava ao filho, para que ele lesse e fizesse as suas observações. Mas, quando terminou de escrever “Islam”, segundo conta Renzo, ele não fez cópias e pediu a ele lesse rápido, diante de si, as páginas recém-prenchidas. - Imediatamente comentei – conta Renzo: “Mas como, os países islâmicos são riquíssimos, têm petróleo e podem colocar de joelhos a economia do planeta!”. Rossellini então respondeu num ímpeto ao filho: “Mas esse é o problema: para apoderar-se dessas riquezas criaremos pretextos, usaremos as armas do racismo, como foi feito contra os judeus, e pior, poderemos criar um novo holocausto, e desta vez as vítimas serão o islã e os mulçumanos”. Reportagem publicada no site do “Jornal do Brasil” em 20/04/07

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