domingo, 28 de fevereiro de 2016

PPO, UM DOCUMENTÁRIO OSASQUENSE

COMO ESTE PRIVILEGIADO blog do Google testemunha a qua se três anos, e a quem novamente agradeço pela oportunidade de com singelamente procuro manter viva à memória do PAI DO CINEMA BRASILEIRO QUE É HUMBERTO MAURO E SEU LEGADO, e do qual poeticamente me considero "seu neto e igualmente filho da Geração Cinema Novo" que um dos seus maiores expoentes, Glauber Rocha faz inclusive um reconhecimento da tb. importância maureana a aquele  movimento nos extras do DVD "A História do Brasil" de Mauro; tudo para mim está em perfeita sintonia! Mesmo que minha origem ou melhor minha formação cinematográfica se deu via o Movimento Cineclubista. Mas que muito tb. colaborou por outro lado com aquele fundamental movimento entre os fins dos anos 1950 e 60, digamos assim.
Bem, assim que for possível (paciência...) oficializarei um comunicado e outras satisfações aos familiares de Humberto Mauro sobre esta minha atitude de fundação deste espaço em junho de 2013, utilizando como veiculo de comunicação seu nome.
Diogo Gomes dos Santos, amigo e parceiro me chamou atenção agora de algo que não havia pensado (zorra!): meu filme PASSAPORTE PARA OSASCO é o primeiro longa metragem (90 min.) de um osasquense. Caso estejamos equivocados por favor alguém nos procure para corrigir tal constatação.
Do contrário, como o cinema nasceu com o documentário na França em 28 de dezembro de 1895 pelas mãos dos irmãos Lumiére.  Então é possível considerar que meu documentário pode a partir de 11 de março de 2016, data de seu pré lançamento público e nacional no Teatro Municipal de Osasco, torne-se um novo marco, uma nova referência agregadora e impulsinadora ao Movimento Cineclubista de Osasco e do Brasil, que por sinal são os realizadores do filme: Cineclube Alto do Farol de Osasco, Cineclube Kinopheria de Itaquera e Centro Cineclubista de São Paulo. Devidamente apoiados pela Comissão Municipal da Verdade de Osasco (CMVO).
Anotando por fim, que faltou confirmar a data de fundação do Movimento Cineclubista Brasileiro. O Cineclube Alto do Farol foi fundado em 14 de janeiro de 2005 com a exibição do filme "Santo Forte" do saudoso Eduardo Coutinho e com as presenças (entre outros) do tb. saudoso Inácio Pereira Gurgel e sua Esposa Terezinha Gurgel que estão no Passaporte, do já veterano cineclubista  osasquense João Subires, do amigo e parceiro Marco A. Melo (inclusive do filme), da família anfitriã de João Lucio Martinho, o Joãozinho e sua então esposa Yolanda bem como suas filhas Tais e Natalia,que generosamente nos acolheram, do tb. saudoso e querido Sr. Fernando Azarias que na época dirigia o cineclube da UAPO - UNIÃO DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DE OSASCO e eu. Nomes que me vem agora mas passível de pesquisa nas fotos da época e demais documentos. Era o momento em que o Mov. Cineclubista Brasileiro estava novamente no seu auge. Afinal, a 24ª Jornada havia sido no ano anterior em São Paulo, e o nosso Centro Cineclubista de SP foi um dos principais (ou o principal) responsável por sua realização.    
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário