sábado, 27 de agosto de 2016

13

CAAALMA! O QUE SE SEGUE não é nenhum proselitismo político em prol do Partido dos Trabalhadores.
Ainda que, apesar de tudo, possa nutrir certa simpatia por esta agremiação. E além do mais não é aqui (como nunca foi e nunca será) que irei fazer Campanha Eleitoral, etc.; se é que um dia voltarei a fazer...
O 13 em questão têm a ver com os R$ 13,00 que pago há meses (!) por um sanduiche de queijo quente com uma igualmente deliciosa salada de frutas num tradicional restaurante e lanchonete na região da Avenida Paulista.
Mas por que isto renderia uma crônica? Ora porque toda vez que estou lá recordo de duas coisas: Primeiro de meu passado como Office-Boy (pois é... hoje é Motoboy), entre o final da década de 1970 e começo dos anos 80, que entre outras artimanhas típicas de um guri com seus 15, 16 anos (tipo descer pela porta traseira do ônibus sem pagar passagem, superfaturar notas fiscais de um almoço, etc. ou mesmo sofrer horas numa fila de banco ou no DETRAN lá no Ibirapuera em SP), também tinha “meu point gastronômico favorito”: uma lanchonete na esquina da Rua Libero Badaró com Largo São Bento no centro de São Paulo. Onde comia “aquele” X- Salada com uma bela vitamina mista.  Ou chupava laranjas descascadas na hora (por uma maquininha apropriada) em banquinha que ficava na Praça Ramos na lateral do Teatro Municipal de São Paulo (sim, com a mega-loja Mappin em frente). Por atendimento e preços muitíssimos parecidos, com as devidas relatividades (moeda corrente e demais diferenciais).  
Recordo-me também que naqueles anos 80 o saudoso cartunista Henfil (1944-1988) assinava uma coluna na última página da revista ISTOÉ (entre outras publicações que colaborou) chamada “Cartas à Mãe”.
Numa delas ele chamava atenção que “...com a chegada do MacDonald’s,  é com a já institucionalizada Coca-Cola, começa também acabar aqueles vendedores de garapa de cana, de paçoquinha de amendoim, ou de milho verde etc. pelas ruas da cidade... isto também é  insuportável mãe! ” enfim o espírito do texto era uma critica severa ao processo de Globalização que começava a ocorrer no país, no qual  alimentos típicos do Brasil, de valores culturais nacionais muito comuns até aquela geração anos 80 estavam desaparecendo. Não havia até então praças de alimentação de shoppings centers. Entre tantos outros hábitos e costumes comuns no exterior.
O Cine Estoril em Osasco (mais o Glamour e outros), também entraram “na dança”: transformou-se na casa de shows Kalipso, depois Bingo e finalmente Igreja evangélica.
Então fica a questão: será mesmo que em países como França, Itália... ou os próprios EUA  com seus históricos patrimônios, como um perfume básico  passando por um prato típico até o modo de pensar a sua Cultura, sofreram ou sofrem com tais agressões tão violentas como as nossas?
Ah, na citada lanchonete um também gostoso pão com ovo frito sai por R$ 5,00!  








Nara Leão - Eu Gosto Mais Do Rio.

Chet Baker - Chet (Full Album)

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Elba Ramalho - Frisson

Ney Matogrosso - Promessas Demais

Gita - Raul seixas

Titãs - Pra dizer adeus

Los hermanos - O vencedor

Moby - In This World [HQ]

Amiga Da Minha Mulher - Seu Jorge (Músicas Para Churrasco Vol.1)

George Michael - Fast Love

Amy Winehouse - Rehab

Rosa Passos - É Luxo Só

PPO: AGRADECIMENTOS

PELO SIM PELO NÃO faço uma vez mais agradecimento público super- especial a todos que com algum ou com muito apoio e dedicação, contribuíram decisivamente para a realização do PASSAPORTE PARA OSASCO.  E caso tenha esquecido algo ou alguém, por favor, queira me avisar. Por aqui ou via celular: 11 9 8917-4783 Osasco/SP.
(Em ordem alfabética):
Albertino de Souza Oliva
Alessandro Moura
Alcides Neves
Ana Lucia Alexandria
Antonio Roberto Espinosa
Banca de Jornal Marechal (Osasco)
Banda La Carne
Barbara Neves
Cacá Mendes
Claudia Mesquita
Celso Cavinatti
Cesar Pignatari
Diogo Gomes dos Santos
Facebook
Família de Humberto Mauro
Fernando Adolfo Bueno
Google
Helena Pignatari Werner
Inácio Pereira Gurgel (In Memorian)
Isa Ferreira
Ivone Andrade de Souza
Ivonete Mariano
João Joaquim da Silva
Jorge Mariano
Jorge Nazareno
José Ibrahim  (In Memorian)
José Groff (In Memorian)
João Luiz de Brito Neto
José Monção
Joseane Alfer
Juçara Rodrigues
Linari
Lourdes Mattos
Luiz Germano Ribeiro
Márcia Coutinho
Márcia Rocha (In Memorian)
Maria do Rosário Caetano
Marco Antonio Melo
Marlene Groff
Marta Gouveia de Oliveira Rovai
Mazé Favarão
Onésimo Esteves
Perpetua Medrado Gonçalves
Renato Ito
Risomar Fasanaro
Rita de Cassia Cunha
Rodrigo Fernandez
Roque Aparecido da Silva
Samuel Batista
Secretaria Municipal de Cultura de Osasco (PMO)
Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco
Terezinha de Jesus Gurgel
Victor Eugenio Arfinengo
Yahoo

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Miragem de Carnaval - Zezé Motta ("Tieta do Agreste Trilha Original de C...

MEDALHA DE OURO VITÁLICIA

INEGAVELMENTE UMA CANÇÃO COMO ESTA “Miragem de Carnaval”, na encantadora voz da maravilhosa Zezé Motta torna qualquer ambiente muito mais agradável. Pois nos faz crer mesmo que ainda “somos medalha de Ouro vitalícia no quesito Musica Popular”, tudo bem que a musica é de 20 anos atrás (1996). Mas quem ousaria negar também a atual importância de uma Céu, Banda do Mar (além da própria Zezé, igualmente grande atriz...), e trocentos outros verdadeiros artistas da nossa MPB?
 “Miragem...” faz parte da Trilha Sonora do filme “Tieta do Agreste” de Carlos Diegues, composta por outro medalhão, Caetano Veloso; e que no fundo esta obra que é uma adaptação literária do igualmente mestre Jorge Amado, não seja um dos melhores do cineasta alagoano; vale, sobretudo pela Diva Sonia Braga. Que por sinal, também estrela o até então badalado “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho, que está prometido para estrear nos cinemas agora em setembro.



terça-feira, 16 de agosto de 2016

NOVA OPINIÃO SOBRE O PPO

Rui, seu mais novo documentário, Passaporte Para Osasco, é sensível como tem de ser, dada a natureza do tema. Intenso e capaz de aproximar o espectador da experiência dos entrevistados e da realidade do movimento operário de então. 
Um abraço 
Dr. Rodrigo Fernandez, Psiquiatra e Psicanalista - São Paulo/SP. 

Em 27/05/16

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

TRINTA E CINCO ANOS SEM GLAUBER ROCHA

ESTAMOS EM AGOSTO e até agora só li cinco livros (nada mal, uma vez considerado que a média do brasileiro é dois livro ao ano, ou coisa parecida), o mais recente é “Glauber Rocha – cinema, estética e revolução” de Humberto Pereira da Silva (Paco Editorial, 173 págs, 2016). Excelente!
“Não me canso de dizer que Glauber Rocha foi um cometa que passou nos céus do Brasil a iluminar, com sua luz breve e intensa, o espírito dos que se aproximaram dele e de sua obra... Para as novas gerações, Humberto Pereira da Silva mostra com este livro que o cometa se recusa a deixar o céu do país, em benefício dos pobres mortais que o veem passar. Glauber é uma luz eterna.” Carlos Diegues, Rio, Janeiro de 2016.
É com estes trechos de outro grande artista e contemporâneo de Glauber, que igualmente somos brindados na contracapa do livro.
E não só pretendo abordar mais sobre esta preciosidade, como também continuar aproveitando (sábado passado finalmente assisti “Idade da Terra”, juntamente com o amigo e parceiro Cacá Mendes) uma bela retrospectiva deste genial baiano que está ocorrendo na Cinemateca Brasileira, http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=417 que irá até o dia 21 próximo. Exatamente um dia antes dos 35 anos do seu falecimento, 22 de agosto de 1981, aos 42 anos.
Agora, só de lamentar (como muitos o fazem) a localização da Cinemateca! Mesmo para quem vai de carro. E ai claro, fica a questão: por que será que até hoje o acesso a joias como estas do acervo da Cinemateca não podem circular pelos mais diversos lugares?  Enfim, se é que não fiz ainda, novamente convoco os amigos e cinéfilos de Osasco no caso, a nos reunirmos para retomar os Cineclubes Alto do farol, Cine-Debate, etc., para ampliarmos não só este debate como também outros da vida cultural, para justamente combatermos mais este tipo de exclusão sociocultural.
E não vale ficar apenas virtualmente!!! Ou seja, você curte, e depois???


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

PPO: TRÊS MOTIVOS P/ ASSISTIR:

PASSAPORTE PARA OSASCO
(DOCUMENTÁRIO, 90 MIN., DVD, 2016)
Esse filme é um anseio de vários artistas, estudantes e operários. Aborda a "Geração 1968" na cidade. Notadamente a Greve de Osasco de julho daquele ano. É Também uma singela homenagem a José Ibrahim e seus amigos/companheiros.
Caso lhe interessar, é só me procurar: Rui de Souza / 11 9 8917-4783 rsouza08@yahoo.com.br ou homemdecinema@gmail.com

TRÊS MOTIVOS PARA ASSISTIR :
1-    Lançado em março de 2016, no Teatro Municipal de Osasco, para cerca de 150 pessoas (!), o filme vem obtendo inúmeros elogios desde a ocasião. Conforme já publicados no blog: netodohumbertomauro.blogspot.com
2-    Nunca antes na história do Brasil se discutiu tanto política. E, justamente para ficar atento às próximas eleições para prefeito e vereador, o documentário pode ser uma importante fonte de conhecimento para se votar com mais consciência.   Conhecendo nosso passado, saberemos mais do nosso presente e também do nosso futuro.
3-    PASSAPORTE PARA OSASCO é também uma tentativa de trazer poesia, e muito valor artístico através de criadores locais (Risomar Fasanaro, Alcides Neves, Banda La Carne) para uma temática ainda tão ignorada por muitos, que foi a Ditadura Militar (1964-1985). Mais uma tragédia nacional.